Leandros

Nos anos 90 Leandro Machado foi um achado (rima involuntária). Depois da morte prematura de Gérson, ficamos sem centroavante. E não ter um 9 confiável num time do Rio Grande do Sul é o equivalente a não ter um meia firulento nos times do Rio de Janeiro.

Baixa esses braço ô cururu ingrato do cara**o!

Neste momento não estou indo ao oráculo internético perguntar de que time veio Leandro Machado, mas minha memória de araque diz que ele começou em algum time catarinense (ou era base do Inter?). Inclusive suspeito que ele seja catarina e fale como carioca. Diferente de Damião, que é paulista, surgiu num time catarinense e é o mais novo “achado” da centroavância colorada – apesar de jogar bem há pelo menos um ano e meio.

Entre os dois Leandros dos parágrafos anteriores houve Leandrão. Acho que era carioca e também perigrinou por Santa Catarina. Mas desse Leandro não precisamos lembrar…

Que “saudade”…

Alecsandro foi nosso centroavante por um longo tempo. Um reinado de tirania com gols em cima da linha, números na coxa, posicionamento no segundo pau e atrás dos zagueiros, muita chiripa, firula e marra. Estes tempos estão no passado.

Leandro Damião é (adjetivos de cronistas dos anos 70) sagaz, movediço, espigado e TENAZ. Nesse começo espetacular de 2011 (tanto no gaúcho quanto na libertadores) tudo nele está potencializado. Talvez não seja um centroavante tão técnico quanto nestas últimas 6 apresentações, mas com certeza é veloz, brigador, FUÇADO (gíria do nordeste) dentro d’área e no embate com os zagueiros, além de ter os FUNDAMENTOS muito bem trabalhados. Chuta forte, cabeceia com técnica e tromba na área. Ou centroavantes precisam fazer mais alguma coisa? Se souberem fazer estas três coisas, nem caminhar ou escrever eles precisam saber.

Pois o destino de Leandro III será a europa. Tem estofo suficiente para meter gols no campeonato italiano, tipo de jogo que parece talhado para seu estilo. Mas acabará vendido para um Shaktar qualquer coisa. Mas não sem antes despachar Alecsandro para o México.

Damião no momento em que mostrará as jóias da família…