Quem dera ser um peixe (ou Síndrome de Lisa Simpson)

Você prefere ser um peixe grande num aquário pequeno ou um peixe pequeno num aquário grande? Essa questão foi proposta para Lisa Simpson no episódio ‘Bart vs. Lisa vs. Terceira Série’, da 14ª temporada do seriado animado ‘Os Simpsons’, em que a brilhante filha de Marge e Homer é adiantada da 2ª para a 3ª série no colégio. Lá ela percebe rapidamente que seus conhecimentos antes mais do que suficientes agora são comuns, fazendo a guria optar pelo retorno ao confortável marasmo de sempre – mas com os elogios e massagens no ego de antes.

Caso semelhante ocorre com os campeões olímpicos da dupla Grenal. Enquanto Rodrigo Dourado e Luan seguem como estrelas em seus clubes (nos quais atuam desde a base), Wallace e William aventuram-se pela Bundesliga. Não que Hamburgo e Wolfsburg sejam clubes maiores do que Inter e Grêmio, caso alguém entenda o tamanho do aquário lá do começo do texto como uma provocação, mas é um raciocínio fácil de entender: Luan e Dourado seguem no conforto, aguardando uma proposta de um grande centro europeu; William e Wallace foram se provar em uma nova realidade futebolística.

Vamos avaliar o 2017 de cada um dos laureados com a medalha de ouro na Rio 2016:

Luan

Maior artilheiro da história da Arena Grêmio (número alcançado nesta temporada), o atacante participou de 43 jogos no ano e marcou 14 gols – 5 na Libertadores e 5 no Brasileirão, além de 6 assistências no campeonato nacional, líder da equipe no quesito. Apesar da recente lesão, já “rodou o mundo” em propostas do futebol europeu depois do ouro na Rio-16.

Cotação: Em alta

Rodrigo Dourado

O volante e Danilo Fernandes são os únicos titulares remanescentes do ‘ano que não pronunciamos’. Recebeu propostas e ‘sondagens’ do Velho Continente na janela de julho, mas permaneceu no Beira-Rio. Também sofreu com uma lesão na temporada e até agora atuou em 25 partidas na Série B. É o líder em desarmes na competição, acertando mais de 85% das tentativas no quesito (informação do Footstats).

Cotação: Em alta

Wallace

Vendido ao Hamburgo em janeiro deste ano por cerca de 10 milhões de Euros, o volante chegou mostrando bom futebol, marcando gols e ajudando o Hamburgo a escapar do rebaixamento na Bundesliga. Chamou a atenção de clubes ingleses, mas segue na Alemanha, onde é titular na atual temporada – já atuou em 8 das 9 rodadas do campeonato nacional.

Cotação: Média

William

Lateral agressivo no apoio, William virou titular do Inter rapidamente. Depois do ouro olímpico e do rebaixamento colorado, atleta e clube não chegaram a um acordo sobre a renovação contratual. William foi afastado, retornou ao time e em junho de 2017 finalmente foi negociado com o Wolfsburg por 4 milhões de Euros. Na atual temporada participou de 4 jogos, somando apenas 182 minutos em campo. Seu contrato com os Lobos vai até 2022.

Cotação: Em baixa

E você, tentaria a sorte no maior mercado de futebol do mundo ou seguiria se destacando por aqui para tentar algo melhor ainda no futuro?