Se Liga no Esquema

Mesmo trajando VERDE, Capitão Planeta conseguiu manter ligação estreita com o VERMELHO

O título parece nome de banda de pagode, daquelas nojentamente nojentas. Porém faz alusão à tecla mais martelada pelo escriba vermelho deste blogue: o esquema tático Colorado.

Desde Janeiro só sei dizer que além de um esquema “papai e mamãe”, precisamos de variações! O tradicional é o 4-4-2 com a formatação diamante da meia cancha. A variação era… Sei lá, era mais ou menos como uma posição que tu e a tua digníssima companheira sempre tentam, mas nunca encaixa direito. Vira daqui, estica dali, flexiona acolá, e o máximo que o casal consegue são cãibras e uma meia foda (empate).

Tite já havia testado o 3-5-2 neste ano, mas em casos de desesperança extrema e falta de opções. Ontem foi a mesma coisa. 927 desfalques. Um Goiás com a melhor campanha fora de casa dentre os times da Série A. Léo Lima, FERNANDEUS, PEDRITO IARLEY e Felipe no ataque Esmeraldino. Os zoío da gateada tavam mais pretos que roupa de velório.

E como por milagre, Tite escala Índio na direita, Bolívar na sobra e Eller na canhota. No meio Magrão, Cholo e Giuliano (em tarde de Diego da Vecchia Señora), com Danilo “Peter Crouch” Silva e Kléber nas alas. O ataque completamente reserva: a aposta da base Marquinhos e a aposta da Europa Edu. Dupla que é um perfeito retrato do futebol no Brasil: gurizada medonha querendo sair do país e senhores de 30 anos querendo colher os últimos aplausos na terra do arroz com feijão.

GRRRRRRRRRRROOOOLLLLL

Guiñazú fez de tudo e MAIS UM POUCO, já que guardou o dele. Há algo que o homem mais destemido do futebol mundial não consiga fazer? Kléber jogou como ele DEVE jogar sempre: lançando, fazendo a diagonal lado-meio e abrindo espaços para as descidas de Edu, Guina e no segundo tempo ELLER, como um lateral de origem! Marquinhos é um atacante raro, mas ainda é promessa. Giuliano foi o melhor em campo, e com certeza está torrando a minha língua, já que não achava que o piá pudesse ser o municiador do time. O lado esquerdo titular do Inter até o final do campeonato pode ser: Eller, Kléber, Guina e Taison (ou Edu, que jogou melhor quando caiu pelo lado do campo). Flanco de respeito!

Mas o que fica mesmo deste jogo é: o 3-5-2 OFENSIVO é o melhor esquema de jogo para o elenco que Tite tem nas mãos. Se não quiser mudar agora (e nem deve mesmo), que treine para ALTERNAR o esquema DURANTE os jogos. Dismanjamento, saca?

Fernandão foi expulso injustamente, isto é fato. O jogo já estava 1 a 0, e tanto o Capitão Planeta quanto Iarley receberam os aplausos e as cantorias da torcida antes da bola rolar (inclusive a homenagem a Fernandão foi feita um pouco depois da bola já estar rolando, o que deu um toque a mais de dramaticidade ao delicado momento de enfrentar o ídolo). Só que durante os minutos que esteve no campo, quando pegava na bola o Capitão era vaiado! Não ele, mas o camisa 9 do Goiás, se é que dá pra entender isto… Acho que de uma certa forma esse fato enervou o Capitão, que com certeza queria mostrar MUITO serviço. Não conseguiu, para alegria de todos. Inclusive dele, garanto.

Estatísticas Coloradas no Brasileiro:

21 jogos (40 gols pró / 27 Contra)

11 Vitórias (Corinthians 0 x 1 Inter; Inter 2 x 0 Palmeiras; Goiás 0 x 1 Inter; Inter 2 x 1 Avaí; Inter 3 x 0 Coritiba; Náutico 0 x 2 Inter; Inter 4 x 2 Fluminense; Inter 3 x 2 Barueri; Inter 3 x 0 Sport; Santo André 0 x 2 Inter; Inter 4 x 0 Goiás);

4 Empates (Cruzeiro 1 x 1 Inter; Inter 0 x 0 Vitória, Inter 2 x 2 São Paulo; Santos 3 x 3 Inter);

6 Derrotas (Flamengo 4 x 0 Inter; Atlético-PR 3 x 2 Inter; Grêmio 2 x 1 Inter; Botafogo 3 x 2 Inter; Inter 1 x 2 Corinthians; Palmeiras 2 x 1 Inter).

Gols:

Alecsandro – 10
Nilmar – 5
Taison – 4
Bolaños – 3
Andrezinho – 3
Giuliano – 3
Sorondo – 2
D’alessandro – 2
Danny Morais – 1
Talles Cunha – 1
Magrão – 1
Leandrão – 1
Sandro – 1
Marquinhos – 1
Guiñazú – 1
Kléber – 1

Assistências:

Andrezinho – 6
Kléber – 5
Giuliano – 5
Taison – 2
Alecsandro – 2
D’alessandro – 1
Marcelo Cordeiro – 1
Magrão – 1
Guiñazú – 1
Marquinhos – 1
Edu – 1
Danilo Silva – 1